Cultura Brasileira




Cultura Brasileira


“Ouça” atentamente o que cada região do Brasil tem a te dizer, pois em cada lugar por onde andar encontrará novas descobertas musicais.

Samba

O samba é talvez o estilo musical brasileiro mais famoso, ele é reconhecido mundialmente como um símbolo do Brasil, junto com o carnaval!
O sucesso internacional do samba começou com a música Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, cresceu com Carmen Miranda e passou pela bossa nova, que inseriu definitivamente o Brasil no cenário mundial da música.
Tradicionalmente o samba é tocado por instrumentos de corda, como o cavaquinho e o violão, junto com diversos instrumentos de percussão, como o pandeiro, o surdo e o tamborim.

tbsamba
tambores-afro
Música Afro

Se tem um estado do Brasil que transpira música é a Bahia, não a toa lá encontramos vários ritmos, como o samba reggae, o axé, o afro samba entre outros.
Desde o inicio, o objetivo dessas manifestações culturais é desenvolver uma consciência negra, incentivando projetos sociais.

Maracatu

O Maracatu deriva da mesma origem do Samba, a partir da tradição musical da população Bantu na África Central. No Maracatu tradicional são feitos 4 ritmos com pequenas: o Martelo, a Luanda e o Baque Parado. Nas canções tradicionais do conteúdo é muitas vezes sobre religião, história e importância do grupo.
As alfaias são a assinatura desse ritmo e junto com outros instrumentos, como a caixa de guerra e o tarol, o mineiro e o gongue a arte é feita!

tambores-grandesnomes
pagod
Pagode

O Pagode tem origens nas rodas de samba feitas nos “fundos de quintal” do subúrbio carioca, onde se cantava as alegrias e os lamentos de quem vivia por lá.
O estilo musical ganhou notoriedade no Brasil quando Beth Carvalho se apaixonou pelo ritmo e gravou diversas músicas.

Forró

Nascido na região nordeste do Brasil, o forró é associado a vários outros ritmos, como o baião, o xaxado e a quadrilha. O agito da música é feito com instrumentos como o triângulo, a sanfona e a zabumba.

tambores-forro
tambores-mpb
MPB

Mais um gênero marcante da música popular brasileira é o MPB! Desde o início, a MPB foi marcada por temas da cultura nacional, com influência de diversos ritmos como do rock, soul, samba, pop, reggae, dando origem a estilos como o samba-rock, o samba-reggae, dentre outros.

Grandes Estrelas

Não podemos falar de música brasileira sem citas alguns artistas que transbordam a música e a cultura nacional…

Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião” foi sanfoneiro, cantor e compositor e o grande responsável pela valorização dos ritmos nordestinos como o baião, o xote e o xaxado. Sua música “Asa Branca” virou hino no nordeste do Brasil!
Nossa dica: assista ao filme “Luiz Gonzaga, de Pai pra Filho” e conheça melhor a vida e a música deste ícone nacional.

O pernambucano Antônio Nóbrega é artista desde criança! Ele se revelou um fenômeno quando uniu a parte popular com a sofisticação de sua formação erudita. É, literalmente, um homem dos vários instrumentos, capaz de cantar, dançar, tocar bateria, rabeca, violão, etc.
Quer saber mais? Então não deixe de assistir ao filme ao filme “ Brincante” e leve-se pela magia da arte popular brasileira!

O Olodum é um grupo cultural com uma batida única: a batida que pulsa seu coração!
Ele nasceu na festa do Carnaval, mas tem propósitos sociais contra o racismo e pelos direitos humanos. Alguns artistas como Michael Jackson e Jimmy Cliff já vieram ao Brasil gravar músicas com o grupo. Vale a pena conhecer melhor o trabalho desses artistas!

maracatu

Se você gosta de música brasileira com certeza já ouviu falar em Gilberto Gil, o cantor, compositor, instrumentista, escritor e intelectual brasileiro! Esse artista tem um papel fundamental na modernização da música popular brasileira. A importância dele na cultura de seu país vem desde os anos 60, quando ele e Caetano Veloso criaram o Tropicalismo.

Consulte nossos preços